Novo Curso de Alto Nível em Gestão Integrada de Fronteiras
O programa europeu de cooperação EUROFRONT, em uma iniciativa conjunta com a Universidade de Salamanca (Espanha) e com a colaboração da Universidade de São Paulo (Brasil), lançará o Curso de Alto Nível em Gestão Integrada de Fronteiras. A apresentação deste curso acontecerá na quarta-feira, 12 de abril, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP), com a participação presencial de:
Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari: Diretor do IRI-USP e Conselheiro da ESEM
Leandro Piquet Carneiro: Professor do IRI-USP e Coordenador da ESEM
E participação Remota de:
Ignacio Ybañez: Embaixador da União Europeia no Brasil
O Embaixador da UE abriu a sessão com as seguintes palavras: “Este curso nos permitirá analisar de um ponto de vista estratégico os problemas enfrentados pela segurança nas fronteiras, promovendo políticas apropriadas para lidar com tais desafios”.
Veja o vídeo do discurso do Embaixador Ybañez abaixo.
O curso de Alto Nível em Gestão Integrada de Fronteiras será dirigido a representantes de instituições ligadas à gestão de fronteiras que, em um alto nível institucional ou técnico, estão envolvidos em processos de tomada de decisões estratégicas e operacionais. É o caso de forças e corpos de segurança, especialistas em migração e outros perfis ligados à gestão de fronteiras.
O objetivo específico desta ação é apoiar os países parceiros do programa EUROFRONT (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru) na preparação e implementação de uma estratégia e plano de ação para a gestão de fronteiras. Para isso, o corpo docente dará visibilidade à experiência europeia e fornecerá ferramentas para sua adaptação ao contexto regional particular da América Latina. Se busca, assim, contribuir para a criação de uma cultura regional que apoie o diálogo e a coordenação institucional entre países em prol do desenvolvimento, do respeito à mobilidade humana, da garantia da segurança e da proteção dos direitos humanos.
A iniciativa é, por sua vez, parte do acordo de colaboração pré-existente entre as duas universidades participantes: a Universidade de Salamanca (USAL) e a Universidade de São Paulo (USP).
Em março deste ano, a USP e a USAL renovaram o acordo de cooperação pelo qual ambas as instituições concordam em promover a cooperação acadêmica em áreas de interesse mútuo
O curso será ministrado por professores universitários com ampla experiência profissional em gestão de fronteiras, tanto da Europa como da América Latina, sendo inteiramente virtual e será composto por 5 módulos com a duração de 120 horas para que os alunos possam combiná-lo com seu trabalho.
O Curso de Alto Nível em Gestão Integrada de Fronteiras é também um grande exemplo do intercâmbio de conhecimentos e cooperação regional que está sendo realizado no âmbito deste Programa, com o objetivo de desenvolver as capacidades dos agentes para a melhoria da segurança e o desenvolvimento econômico e social na América Latina.
José Antonio Cambronero, Diretor do Componente 1 do EUROFRONT, destacou o grande marco que representa para o Programa a incorporação do conceito de “Gestão Integrada de Fronteiras” em uma qualificação oficial em um país parceiro, promovida pela colaboração de uma universidade europeia e de uma universidade latino-americana.
Fonte: https://programaeurofront.eu/