Nota de Apoio a Lincoln Gakiya
A coordenação da Escola de Segurança Multidimensional do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (ESEM-USP) gostaria de expressar seu apoio público ao promotor Lincoln Gakiya, Conselheiro da ESEM- USP, diante das acusações feitas contra o trabalho de investigação que resultou na prisão de nove infratores que planejavam assassinar o próprio Gakiya e um Senador da República.
Lincoln Gakiya tem uma vasta experiência na investigação de casos de corrupção e do crime organizado, tendo dedicado sua carreira no Ministério Público de São Paulo a combater essas graves ameaças à sociedade brasileira. Gakiya é conhecido por sua integridade, ética e comprometimento com a justiça, tendo sido reconhecido por diversos órgãos e entidades por seu trabalho exemplar a frente de investigações que resultaram em mais de mil denúncias oferecidas à justiça contra as principais lideranças do crime organizado em São Paulo.
A ESEM-USP tem o orgulho de ter em seu Conselho esse valoroso servidor público que nos lembra que a coragem de enfrentar inimigos que vivem da violência e do desrespeito a Lei é essencial para a sobrevivência do Estado Democrático e da paz social. Colocando sua própria vida e de seus familiares em risco, como fazem cotidianamente muitos outros policiais, promotores e agentes penitenciários, Gakiya professa sua dedicação inabalável à justiça, mesmo diante de ameaças e pressões constantes.
As acusações feitas contra as investigações realizadas pelo MPESP que resultaram na operação Sequaz conduzida pela Polícia Federal são infundadas e carecem de qualquer base factual. A irresponsável tentativa de desacreditar o trabalho do Ministério Público de São Paulo e da Polícia Federal pode colocar em risco o próprio sistema de combate ao crime organizado no país, que em vários momentos já demonstrou sua capacidade de ameaçar as instituições do Estado e seus servidores, como lembra o assassinato do juiz Antônio Machado Dias em São Paulo e os ataques em curso no estado do Rio Grande do Norte.
A equipe e a Coordenação da ESEM-USP gostariam de expressar seu total apoio ao promotor Lincoln Gakiya e a todos os membros do Ministério Público, da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil do Estado de São Paulo que trabalham pela segurança publica e pelo respeito à Lei, fundamentos básicos de uma sociedade mais justa e igualitária.
Coordenação ESEM-USP
Instituto de Relações Internacionais – Universidade de São Paulo