OEA e USP assinam acordo para a capacitação policial
A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Universidade de São Paulo renovaram hoje o seu compromisso de colaboração na formação, cooperação e intercâmbio de boas práticas policiais na região. A ESEM oferecerá o curso de capacitação para as polícias dos Estados Membros na próxima Reunião de Ministros na Área de Segurança Pública das Américas (MISPA).
Após a assinatura do acordo, o Secretário-Geral da OEA, Luis Almagro, explicou que o programa criará canais para “cooperação na prevenção, investigação e punição do crime transnacional” e destacou que “uma iniciativa tão relevante alcança seus melhores resultados ao contar com o apoio da Universidade de São Paulo”.
O Reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti, afirmou: “Espero que, por meio da OEA, a Universidade de São Paulo se aproxime ainda mais dos Estados irmãos com os quais compartilhamos semelhanças históricas e culturais”.
O Representante Permanente do Brasil na OEA, Benoni Belli, assegurou que “o evento de hoje ressalta a importância da OEA para a sociedade brasileira, mostrando como a OEA é uma plataforma insubstituível para enfrentar os desafios comuns nas Américas.”
A iniciativa assinada fortalecerá as atividades da Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL) da OEA.