PT

EN

ES

Reunião de Encerramento 2024 Modera SP: Balanço de resultados em prevenção ao consumo nocivo de álcool

O Comitê Científico do Modera SP realizou, no dia 27 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, a reunião de encerramento dos resultados de 2024. O evento contou com a presença do Secretário de Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco, acompanhado por sua equipe, além de integrantes do Projeto e-SBI, como o Prof. Leandro Piquet Carneiro, coordenador do Comité Científico do programa e da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-IRI-USP), o Prof. Martino Martinelli, da Faculdade de Medicina da USP e membro do Comité Científico, Bettina Grajcer, da Auíri, Lucas Lima do Nascimento, representando a AmBev, e representantes da Inova HC.

O Modera SP é um programa de prevenção do consumo nocivo de álcool, financiado pela ABI Foundation e desenvolvido e implementado no Brasil por meio de uma parceria entre o Sistema de Saúde Pública de São Paulo e a USP. Este programa tem promovido mudanças significativas na promoção da moderação e do consumo responsável.

Durante a reunião, foram celebrados marcos importantes do projeto em 2024. O programa alcançou 40.000 usuários e, por meio do curso Prevenção ao Consumo de Álcool na Atenção Básica à Saúde, oferecido pela ESEM-USP, mais de 2.500 alunos foram treinados, incluindo um número significativo de profissionais de saúde. Com três edições – uma em 2023 e duas em 2024 –, o curso se consolidou como ferramenta essencial para fortalecer as ações de prevenção e promover mudanças nos hábitos de consumo de álcool.

Na avaliação dos resultados do ano, destacou-se a aceitação do usuário, que apresentou um nível de satisfação de 81% e uma média de 9,3 nas entrevistas realizadas com 10.000 usuários, evidenciando o potencial do aplicativo para incentivar as pessoas a repensarem seus hábitos de consumo. Os resultados foram especialmente notáveis em casos de alto risco, onde observou-se que quanto maior o risco, menor a resistência à ideia de mudança de hábitos.

O Modera SP está disponível no aplicativo e-saúdeSP e representa uma política de prevenção digital do SUS, como um legado para a cidade e seus 12 milhões de habitantes. Este projeto é um exemplo claro do impacto positivo das parcerias entre os setores público, privado e acadêmico, consolidando-se como a maior iniciativa de prevenção ao consumo nocivo no Brasil.



Previous slide
Next slide

Tags:

Compartir:

Publicaciones recientes

Tem alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe.

canaldeduvidas_esem@usp.br

+55 11 95078.1081

ES