Nota de Repúdio aos ataques terroristas em Israel da Escola de Segurança Multidimensional da Universidade de São Paulo
A Escola de Segurança Multidimensional e o Grupo de Análise de Estratégia Internacional (DSI) da Universidade de São Paulo vêm expressar o veemente repúdio aos recentes ataques terroristas perpetrados contra a população de Israel.
Neste momento crucial, sentimos a necessidade de nos posicionar perante nossos alunos, professores e apoiadores em solidariedade a uma sociedade que enfrenta o desvario do uso indiscriminado e injustificado da violência, em escala sem precedentes nas últimas cinco décadas.
A ESEM é um centro de pesquisa e formação da Universidade de São Paulo que tem o compromisso de produzir reflexões independentes e baseadas em evidências sobre temas como segurança internacional, gestão de fronteiras, mercados ilícitos e crime organizado. Em nossos cursos para os profissionais das áreas de segurança, justiça e defesa, buscamos sempre nos orientar pelas melhores práticas acadêmicas produzidas em diferentes áreas de conhecimento. Temos como princípio, jamais esquecer e nunca deixar de considerar a complexidade e os riscos que nossos alunos e alunas e apoiadores enfrentam todos os dias para garantir a segurança e os direitos da população e a paz entre as Nações.
A população de Israel foi alvo de um ataque brutal cometido por organizações terroristas, que se infiltraram em suas fronteiras e realizaram atos de extrema crueldade, incluindo a invasão de lares, o assassinato deliberado e o sequestro de crianças e idosos indefesos. Os números de mortos após os ataques, que tiveram início no dia 7 de outubro, evocam memórias de conflitos ocorridos há décadas e revelam a flagrante violação das mais elementares normas do convívio internacional e da Constituição brasileira. Não há justificativa nem desculpas para tais atos de terror.
Vivemos tempos de intolerância e de excitação de autocratas e de movimentos terroristas, que exploram e oprimem as populações dos países e territórios onde se instalam com o único objetivo de lucrar com atividades ilícitas e de exercer o controle político, sem nenhum respeito às liberdades e direitos daqueles que dizem representar e defender.
Neste momento sensível, vale lembrar o exemplo do Chanceler e Diplomata Brasileiro Oswaldo Aranha — patrono da Cátedra dedicada aos temas de Segurança, Defesa e Ilícitos Internacionais do Instituto de Relações Internacionais da USP, a pautar os posicionamentos do Brasil no debate internacional, ecoando a força de sua visão humanista durante a Assembleia Geral das Nações Unidas que deliberou pela criação do Estado de Israel em 1947:
“Aqui estão reunidas todas as grandes forças da terra, toda a sua responsabilidade. Porém, a maior significação está em seu respeito moral. Somos, neste momento, fé, esperança e razão. Após uma era de destruição e morte, somos a expressão das aspirações mais elevadas e mais amplas de solidariedade e paz humanas.”
Reforçamos nosso compromisso com a promoção da segurança, defesa e paz em todo o mundo, e nos mantemos firmes em nosso apoio ao governo e ao povo de Israel.
Escola de Segurança Multidimensional & Grupo de Análise de Estratégia Internacional (DSI)
Universidade de São Paulo