PT

EN

ES

História e Valores

Sobre a ESEM

7 anos de atuação

Em abril de 2022 foi institucionalizado o Programa de Educação Continuada da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) vinculado ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP). O Programa destina-se a aperfeiçoar, atualizar e difundir conhecimentos para a promoção da formação profissional na área de Segurança Pública, Defesa e Justiça criminal, no âmbito doméstico e internacional, bem como promover estudos e reflexões originais sobre esses temas em suas várias dimensões, para melhor adequação do perfil desses profissionais ao mercado de trabalho

A história da ESEM, porém, se iniciou bem antes

2014

Organização dos Estados Americanos (OEA)

2014

Em 2014 a Organização dos Estados Americanos (OEA) buscou parcerias com instituições de ensino superior de destaque para desenvolver projetos de formação para os policiais do continente. Considerando a relevância acadêmica e o papel de consultoria que tradicionalmente já prestava para governos a nível municipal, estadual e federal, a USP foi uma das 3 universidades do continente que desenvolveram cursos voltados à difusão de conhecimentos e redução de assimetrias entre as polícias das Américas

2015

Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL).

2015

Foi assim que em 2015 fundou-se a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL). Desde sua criação, a Rede se diferenciou de outras iniciativas para a Segurança Pública na região por envolver policiais, militares e agentes do setor privado junto aos acadêmicos para pensar o conteúdo e abordagens de seus cursos.

2016

Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL).

2016

Em 2016, a REDPPOL iniciou o curso sobre o novo Código de Ética Policial para agentes da Polícia Nacional do Uruguai (PNU). No decorrer de dois anos do curso, foram formados 27 agentes que instruíram ao todo 1055 alunos sobre o tema.

2017

Segundo Round de financiamento do Programa PMI Impact, da Philip Morris International (PMI).

2017

Em 2017, a então REDPPOL participou do Segundo Round de financiamento do Programa PMI Impact, da Philip Morris International (PMI). O programa de alcance global financia projetos de impacto para o combate aos mercados ilícitos e a Rede foi uma das duas instituições brasileiras a ser selecionada, com um projeto focado nos desafios de segurança nas fronteiras entre Brasil e países vizinhos.

Entre 2017 e 2019

Curso de Desenvolvimento e Profissionalização Policia

Entre 2017 e 2019

A REDPPOL também credenciou e certificou 120 alunos policiais de 28 países do continente americano nas duas edições do Curso de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, realizado respectivamente em Honduras (2017) e no Equador (2019). Objetivando a formação de lideranças e redução de assimetrias, este curso foi realizado em paralelo aos Encontros de Ministros de Segurança Pública do continente (MISPAs), sob o escopo da parceria com a OEA.

Entre 2019 e 2021

Curso de Segurança Multidimensional

Entre 2019 e 2021

No Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras certificamos 4816 alunos de instituições de segurança pública e defesa de todos os estados brasileiros e de mais 8 países, incluindo os demais membros do Mercosul, além de Peru, Chile, Equador, Portugal e Moçambique. Ao todo, 68 desses alunos participaram de uma edição avançada do curso, desenvolvendo propostas de políticas públicas em equipes mistas e com orientação de monitores acadêmicos e policiais. Isto foi possível com a colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil (MJSP), que percebeu a ESEM como um aliado na formação continuada de qualidade para as forças policiais brasileiras e nos recomendou a seus pares em países vizinhos.

2022

Expansão das áreas de atuação ESEM

2022

Em 2022, a ESEM expandiu suas áreas de atuação. Foi iniciado, em parceria com a CropLife Brasil, um Programa de Combate aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais. Foi lançada a 3° Edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, contando com mais de 3000 alunos matriculados de 17 países; além de coordenarmos junto à Faculdade de Medicina da USP e à Fundação AB InBev núcleo de pesquisa para pensar soluções inovadoras sobre o tema do consumo de álcool como desafio na segurança pública.

2023

Novas iniciativas e continuidades ESEM

2023

Em 2023, já é previsto uma série de novas iniciativas e continuidade das que já estão em andamento para os próximos anos. Permanecemos firmes na missão de auxiliar na formação de agentes de segurança pública e defesa para que possam entregar um serviço público cada vez melhor para a população e com dignidade no exercício de suas funções

Missão

O desenvolvimento de pesquisa, conteúdo, cursos e ferramentas de qualidade para organizações de Segurança e Defesa.

Visão

Tornar-se um centro de referência e excelência em pesquisa científica, desenvolvimento de políticas públicas, gestão de projetos, consultoria e educação continuada para organizações de Segurança e Defesa e seus agentes na América do Sul.

Valores

- Gestão horizontal
- Foco no parceiro institucional
- Compromisso com resultados e qualidade
- Inovação
Cooperação

PT