PT

EN

ES

Depoimentos

Depoimentos

Confira o que dizem nossos alunos

O curso de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais tem sido de grande ajuda para o meu desempenho profissional. A principal contribuição do curso é que ele me ajudou a entender o funcionamento desses mercados e a identificar os insumos ilegais mais comuns. Esse conhecimento me permitiu acelerar o trabalho policial e implementar um sistema computadorizado para realizar verificações torne-se primordial. O curso me forneceu uma visão geral do comércio ilegal de insumos agrícolas, incluindo a história, geografia e economia do fenômeno. O curso também abrange a estrutura legal e regulatória que rege os mercados de insumos agrícolas, bem como métodos para investigar e processar crimes relacionados a esses mercados.

Enquanto Oficial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, atuante na Patrulha Rural da região de Rondonópolis, um dos maiores pólos produtores do campo brasileiro, diariamente tenho a oportunidade de atuar em ocorrências criminais relacionadas ao agronegócio. A principal dificuldade encontrada pela tropa operacional era a falta de conhecimento técnico para realizar a fiscalização dos fertilizantes e agrotóxicos durante as abordagens policiais. O curso representa um excelente direcionamento para policiais, desvelando o conhecimento mínimo que o agente precisa para detectar situações suspeitas durante abordagens e ocorrências. O conteúdo complementou conhecimentos previamente adquiridos e ratificou que nossa busca por parcerias e instruções junto ao setor privado do agronegócio são o caminho correto para o aprimoramento e sedimentação deste conhecimento, além de enriquecer e subsidiar o material para instrução dos Policiais Militares que utilizamos em nosso Comando Regional.

O Curso EAD de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais, traz em si muitas propriedades, não permitindo a eleição de uma Principal, visto que se formos parcos observadores do mundos que nos rodeia poderemos perder certas nuances muito importantes, a aproximação da Academia na vida do Profissional de Segurança Pública provoca diversas mudanças e melhorias, algumas imediatas e altamente perceptíveis, tais como a propagação dos saberes e conhecimentos científicos, embasados em pesquisas, mas nas áreas afetivas também existe uma grande e efetiva mudança de comportamentos e paradigmas, dentre eles podemos destacar a auto estima e a consciência social, portanto mesmo um Curso Introdutório de Insumos Agrícolas Ilegais, promovido e certificado pela Academia além de proporcionar conhecimento também está proporcionando bem estar, ficou claro ao longo deste Curso a Academia demonstrou uma forma de Parceria Público/Privada, sem contudo que esta pudesse gerar constrangimentos.

A evolução social trouxe consigo o aperfeiçoamento e profissionalização das práticas delitivas, de modo que a criminalidade espraiou-se por todos os setores, fazendo uso de técnicas avançadas que visam ludibriar as autoridades públicas e a população com vistas à obtenção de vantagens indevidas. A atuação criminosa junto aos mercados de insumos agrícolas é um exemplo desta forma de criminalidade, que se vale da expertise dos atores envolvidos e das vulnerabilidades inerentes ao setor. O presente curso, além de fornecer subsídios básicos para a compreensão do setor, trouxe elementos que possibilitam a atuação eficaz face a esta espécie de criminalidade. Os exemplos práticos de investigação indicados demonstram a complexidade que permeia tais casos, exigindo a adoção de posturas inovadoras pelas autoridades públicas, lastreadas nas ideias de cooperação, aperfeiçoamento e reinvenção, sendo este novo olhar acerca da criminalidade a maior contribuição do curso para o agir profissional.

O curso de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais contribuiu para meu conhecimento em relação ao tema abordado, com a explicação e a noção sobre a falsificação dos produtos, o funcionamento das organizações as quais tem como o objetivo comércio dos produtos falsificados e ou furtados, demonstrando ainda a dificuldade em combater as organizações que atuam dentro e fora do território Brasileiro no comércio dos produtos. Mostrou uma visão bem minuciosa de como as organizações agem e interagem para sua atuação e de como são organizados. Com o curso consegui ter uma noção do conceito de agrotóxicos e a consequência de seu uso indevido ou uso do agrotóxico falsificado, da aplicação da legislação e dos crimes envolvendo tais atividades. Ações como o curso deveriam ser feitas todos os anos para que o profissional, o qual atua direta e indiretamente, no combate ao comércio se atualize da legislação bem como de novos métodos de falsificação dos produtos.

A principal contribuição do curso EAD de Introdução aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais para a atuação profissional é trazer conhecimentos novos para crimes que envolvem esta atividade ilícita e que traz muitos riscos a saúde. Geralmente, esta atividade acaba por ser investigada minimamente como crimes patrimoniais ou de falsificação, mas devem ser encarados bem mais complexos, pois relaciona-se a crimes como organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, entre outros, alinhados à falsificação e aos crimes patrimoniais. O tema é bastante importante, mas que não se dá a atenção necessário, principalmente em regiões mais afastadas do interior, onde pode ocorrer às escuras ou estarem sendo tratados de forma mais simples do que são. O Brasil é um país ainda eminentemente agrícola, e que precisa cuidar dos atributos que cercam essa atividade rural. Por isso, é essencial que se dê a devida importância para este tema, ampliando os horizontes de investigação e conhecimentos.

PT