PT

EN

ES

Grupo de Análise de Estratégia Internacional em Defesa, Segurança e Inteligência (DSI)

SOBRE O DSI 

O Grupo de debate e análise “Defesa, Segurança e Inteligência” (DSI) da Universidade de São Paulo, foi criado em 2019 como um fórum permanente de debates de alto nível dedicado aos temas, defesa externa, segurança internacional, segurança pública e justiça criminal.

Desde a sua fundação, o DSI tem contado com o apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) e em 2022 o Grupo passou a integrar a estrutura da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-USP).

O DSI desenvolve atividades de debate e análise que podem tanto estar restritas a seus membros permanentes, como também promove debates abertos à comunidade USP.

O DSI contribui ainda com as iniciativas de formação continuada promovidas pela ESEM nos seus cursos sobre gestão de fronteiras, mercados ilícitos e crime organizado, tecnologia e segurança pública, entre outros temas nos quais os especialistas do DSI são referência.

Sua missão é promover uma discussão informada, técnica e baseada em evidências sobre os caminhos para as políticas públicas capazes de promover um ambiente seguro e pacífico para a sociedade brasileira e suas instituições.

Diferenciais

O DSI reúne entre seus membros acadêmicos, empresários, dirigentes de organizações da sociedade civil, diplomatas, militares e outros funcionários governamentais graduados de extensa experiência em suas respectivas áreas de atuação.

Temas Abordados

Guerra entre Rússia e Ucrânia, Planejamento Estratégico e Orçamentário Militar, Fomento à Inovação e Desenvolvimento Econômico, Políticas Ambientais e Segurança Nacional, Operações de Garantia da Lei e da Ordem, além de tantos outros temas de elevada complexidade.

Previous slide
Next slide

Objetivos

– Construir um espaço de debate franco interagências e inter setorial de alto nível, com foco na difusão de notáveis experiências em defesa, segurança e inteligência;

– Desenvolver atividades de ensino e extensão para difundir conhecimentos e boas práticas nos temas de interesse do grupo com a comunidade acadêmica e a
sociedade civil; 

– Fomentar a pesquisa de temas relacionados às áreas temáticas do DSI, estimulando particularmente a discussão e proposição de soluções em cooperação entre 
institutos USP e representantes dos setores público, setor privado e sociedade civil.
 

O DSI objetiva propiciar um espaço acadêmico de debate para exame de alternativas eficazes e eficientes de atuações interagências e inter setoriais sobre temas relativos à defesa, segurança e inteligência, constituindo uma rede de saberes  compartilhados entre Universidade, Sociedade Civil e Instituições públicas e privadas.

Notícias, eventos e publicações

PT