SOBRE CURSO
O setor agrícola do Brasil e demais países da América Latina e do Caribe (ALC) desempenha um papel internacional vital na produção alimentícia e no desenvolvimento de uma agricultura tropical sustentável. A agricultura é muito importante para diversas economias da região, respondendo por entre 5 e 18 por cento do PIB em 20 países da América Latina e do Caribe, tornando o setor fundamental para impulsionar o crescimento econômico, promover o comércio, gerar empregos, aumentar a receita e reduzir a pobreza, a agricultura também tem a função de preservar a segurança alimentar e nutricional do mundo. Em virtude de sua importância ímpar, o setor sofre com a problemática dos insumos agrícolas ilegais, que podem movimentar até 20% de todas as receitas deste mercado, colocando-o entre um dos 10 principais mercados ilícitos para o crime organizado, seja ele nacional ou transnacional.
Diante deste desafio contemporâneo e complexo, a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-USP) promove a quarta etapa do “Programa de Combate aos Mercados Ilícitos”, focando nos processos de investigação e persecução judicial. O curso é constituído por uma equipe de instrutores de alto nível da Academia, Setor Privado e Instituições de Segurança Pública, que conjuntamente compartilham suas experiências e conhecimento para auxiliar no combate às Organizações Criminosas (ORCRIM) que atuam no setor.
O Curso EAD de Investigação de Insumos Agrícolas Ilegais oferece formação profissional continuada a agentes de segurança pública e privada brasileiros e latino-americanos que atuam em regiões de produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o concluinte esteja mais qualificado para atuar no reconhecimento, apreensão, manuseio, fiscalização e investigação bem como conhecer as técnicas, procedimentos e riscos associados ao manejo destes produtos
OBJETIVO GERAL
O Curso EAD de Investigação de Insumos Agrícolas Ilegais oferece formação profissional continuada a agentes de segurança pública e privada brasileiros e latino-americanos que atuam em regiões de produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o concluinte esteja mais qualificado para atuar no reconhecimento, apreensão, manuseio, fiscalização e investigação bem como conhecer as técnicas, procedimentos e riscos associados ao manejo destes produtos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O curso busca oferecer aos estudantes conhecimento sobre determinadas abordagens associadas ao mercado de insumos agrícolas ilegais, tais como o viés econômico e o viés logístico destes produtos e da sua cadeia produtiva.
Além disso, como forma de refletir a realidade, o curso também oferece uma ampla variedade de conhecimentos práticos, aplicáveis no dia a dia dos agentes de segurança como a condução da perícia e produção de provas, a cadeia de custódia e a tipificação penal.
Esta iniciativa visa, igualmente, auxiliar no conhecimento dos alunos acerca da Cooperação Interagências, da Lógica da cooperação jurídico–policial, das inúmeras formas de parceria com setor privado e do sistema de inteligência em diferentes níveis.
Por fim, considerando a dimensão internacional do problema de insumos agrícolas ilegais, o curso pretende abordar a Cooperação Internacional e Tipificação do ilícito em países vizinhos (Paraguai, Uruguai e Argentina).
PÚBLICO-ALVO
Agentes de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Técnico-Científica, Guardas Municipais); Agentes de Fiscalização de entidades federais, estaduais e municipais, públicas ou privadas; Agentes do Poder Judiciário e dos Ministérios Públicos, federal e estaduais; Servidores públicos; Estudantes de graduação e pós-graduação.
CARGA HORÁRIA
O Curso será oferecido entre 5 de fevereiro e 09 de abril de 2024 (8 semanas), tendo carga horária total de 30 horas de atividades síncronas e assíncronas. O aluno aprovado deverá assistir 75% das aulas disponibilizadas, sendo seu certificado emitido pela Universidade de São Paulo em até 20 dias úteis do término oficial do curso, isto é, em 09 de abril.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada no curso será o Problem-Based Learning que busca dialogar os temas práticos com conceitos teóricos. O objetivo dessa metodologia é gerar aproximação entre o tema e o público-alvo, por meio de troca de informações, aumentando a margem de absorção do conteúdo. As aulas serão desenvolvidas com foco em possibilitar que a(o) estudante utilize os conhecimentos apresentados na sua prática
profissional.
As aulas individuais serão formatadas na metodologia micro-learning, que consiste em vídeos curtos, intercalados por questões de fixação do conteúdo. Os vídeos e os exercícios criam uma trilha de conhecimento que possibilita ao aluno utilizar os conceitos logo após terem sido apresentados, o que promove um aprendizado dinâmico.
FORMAS DE ENSINO
Plataforma de ensino dinâmica que permite comunicação e disponibilização de materiais diversos, além dos próprios cursos;
Disponibilização de apostilas de conteúdo para cada uma das aulas;
Quando necessário e indicado, haverá material complementar de apoio, disponibilizado juntamente com as aulas;
Tutoriais para apoiar os alunos e alunas com uso da plataforma, acesso aos cursos, entre outros;
Fóruns de discussão;
Os alunos contarão com um time de monitores internacionais, que os apoiarão ao longo de todo o curso com questões acadêmicas.