O curso discute a lógica econômica dos mercados ilícitos e a operação das organizações criminosas no continente americano, além de analisar os principais dispositivos legais disponíveis e as boas práticas de cooperação na área jurídico policial.
O curso contou com contribuição de especialistas e professores convidados de oito países das Américas e Europa
Apresentar os maiores desafios relacionados aos mercados ilícitos no continente americano e indicar os principais dispositivos legais e boas práticas operacionais relacionadas aos temas: o enquadramento legal para a cooperação em segurança pública nas fronteiras, boas práticas em procedimentos operacionais e técnicas para a produção de dados e inteligência em segurança pública.
O Curso será realizado em 15 semanas com 120 horas totais de atividades entre 14 de agosto a 18 de novembro de 2023, considerando a visualização de videoaulas para cada módulo, realização de leituras da Apostila do Curso, e as respostas aos questionários avaliativos de cada aula.
A metodologia utilizada no curso será o Problem-Based Learning associada ao Microlearning. O primeiro método busca conectar os conceitos teóricos com temas práticos. O objetivo é aproximar o conhecimento com as atividades do dia a dia do trabalho policial, para fomentar uma compreensão mais profunda e contribuir para a atuação profissional dos nossos alunos e alunas. Por sua vez, o microlearning é um método didático moderno pensado para o ensino à distância (EaD). Tem como objetivo aumentar a flexibilidade, a dinamicidade e a absorção de conhecimento pelos alunos a partir do uso de instrumentos pedagógicos distintos, mas complementares. Ao final, espera-se que o/a aluno(a) tenha sido capaz de compreender fenômenos complexos e aplicar este conhecimento emsituações práticas.
A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) faz parte do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP).
Copyright © 2022 – ESEM. Todos os direitos reservados.
Políticas de Privacidade