A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) foi fundada em abril de 2022 como um programa de educação profissional vinculado ao Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP). A criação da ESEM decorre de uma longa e bem-sucedida parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), iniciada em 2014, quando o IRI-USP passou a integrar a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, uma iniciativa com foco no desenvolvimento de programas de capacitação que visavam reduzir as assimetrias entre as polícias das Américas.
A ESEM oferece formação profissional nas áreas de segurança pública, defesa e justiça criminal. Em seus dois anos de atividade, formou mais de 20 mil alunos de 27 países das Américas, África e Europa. A ESEM conta com uma biblioteca digital especializada no tema dos mercados ilícitos e crime organizado, e abriga a Cátedra Oswaldo Aranha, dedicada à pesquisa sobre temas relacionados a ilícitos e organizações criminosas transnacionais.
Organização dos Estados Americanos (OEA)
Em 2014 a Organização dos Estados Americanos (OEA) buscou parcerias com instituições de ensino superior de destaque para desenvolver projetos de formação para os policiais do continente. Considerando a relevância acadêmica e o papel de consultoria que tradicionalmente já prestava para governos a nível municipal, estadual e federal, a USP foi uma das 3 universidades do continente que desenvolveram cursos voltados à difusão de conhecimentos e redução de assimetrias entre as polícias das Américas
Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL).
Foi assim que em 2015 fundou-se a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL). Desde sua criação, a Rede se diferenciou de outras iniciativas para a Segurança Pública na região por envolver policiais, militares e agentes do setor privado junto aos acadêmicos para pensar o conteúdo e abordagens de seus cursos.
Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial (REDPPOL).
Em 2016, a REDPPOL iniciou o curso sobre o novo Código de Ética Policial para agentes da Polícia Nacional do Uruguai (PNU). No decorrer de dois anos do curso, foram formados 27 agentes que instruíram ao todo 1055 alunos sobre o tema.
Segundo Round de financiamento do Programa PMI Impact, da Philip Morris International (PMI).
Em 2017, a então REDPPOL participou do Segundo Round de financiamento do Programa PMI Impact, da Philip Morris International (PMI). O programa de alcance global financia projetos de impacto para o combate aos mercados ilícitos e a Rede foi uma das duas instituições brasileiras a ser selecionada, com um projeto focado nos desafios de segurança nas fronteiras entre Brasil e países vizinhos.
Curso de Desenvolvimento e Profissionalização Policia
A REDPPOL também credenciou e certificou 120 alunos policiais de 28 países do continente americano nas duas edições do Curso de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, realizado respectivamente em Honduras (2017) e no Equador (2019). Objetivando a formação de lideranças e redução de assimetrias, este curso foi realizado em paralelo aos Encontros de Ministros de Segurança Pública do continente (MISPAs), sob o escopo da parceria com a OEA.
Curso de Segurança Multidimensional
No Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras certificamos 4816 alunos de instituições de segurança pública e defesa de todos os estados brasileiros e de mais 8 países, incluindo os demais membros do Mercosul, além de Peru, Chile, Equador, Portugal e Moçambique. Ao todo, 68 desses alunos participaram de uma edição avançada do curso, desenvolvendo propostas de políticas públicas em equipes mistas e com orientação de monitores acadêmicos e policiais. Isto foi possível com a colaboração do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil (MJSP), que percebeu a ESEM como um aliado na formação continuada de qualidade para as forças policiais brasileiras e nos recomendou a seus pares em países vizinhos.
Expansão das áreas de atuação ESEM
Em 2022, a ESEM expandiu suas áreas de atuação. Foi iniciado, em parceria com a CropLife Brasil, um Programa de Combate aos Mercados de Insumos Agrícolas Ilegais. Foi lançada a 3° Edição do Curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras, contando com mais de 3000 alunos matriculados de 17 países; além de coordenarmos junto à Faculdade de Medicina da USP e à Fundação AB InBev núcleo de pesquisa para pensar soluções inovadoras sobre o tema do consumo de álcool como desafio na segurança pública.
Novas iniciativas e continuidades ESEM
Em 2023, já é previsto uma série de novas iniciativas e continuidade das que já estão em andamento para os próximos anos. Permanecemos firmes na missão de auxiliar na formação de agentes de segurança pública e defesa para que possam entregar um serviço público cada vez melhor para a população e com dignidade no exercício de suas funções
O desenvolvimento de pesquisa, conteúdo, cursos e ferramentas de qualidade para organizações de Segurança e Defesa.
Tornar-se um centro de referência e excelência em pesquisa científica, desenvolvimento de políticas públicas, gestão de projetos, consultoria e educação continuada para organizações de Segurança e Defesa e seus agentes na América do Sul.
- Gestão horizontal - Foco no parceiro institucional - Compromisso com resultados e qualidade - Inovação Cooperação
A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) faz parte do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP).
Copyright © 2022 – ESEM. Todos os direitos reservados.
Políticas de Privacidade