Conferência de Abertura da Terceira Edição do Programa de Combate aos Insumos Agrícolas Ilegais debate os avanços da Nova Lei de Biológicos no Brasil
No dia 28 de março, o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Goulart, abriu oficialmente o Programa de Combate aos Insumos Agrícolas Ilegais 2025.
Em sua conferência, Goulart destacou a relevância da Lei nº 14.785/2023 e os desafios enfrentados pelo Brasil na regulação, produção, comercialização e uso de bioinsumos e outros produtos biológicos na agricultura. Considerado um tema de fronteira no setor agrícola global, o uso de bioinsumos representa uma alternativa sustentável para o manejo de pragas e doenças, contribuindo para a redução da dependência de agroquímicos sintéticos.
O evento contou com a participação on-line de mais de 290 alunos da terceira edição do programa de formação profissional da Escola de Segurança Multidimensional (ESEM-USP). Atualmente, o programa reúne Xxx alunos de Yyy estados brasileiros e Yuy países, consolidando-se como uma iniciativa de destaque na capacitação de profissionais para os desafios da segurança e o combate as atividades ilícitas na no setor agrícola brasileiro.
O Programa de Combate aos Insumos Agrícolas Ilegais é fruto da parceria entre a CropLife Brasil e Escola de Segurança Multidimensional da USP.

