Considerando o debate crescente sobre os impactos do uso de câmeras corporais no trabalho policial, e a partir das experiências concretas levadas a cabo pelas Polícias Militares de São Paulo (PMSP), Santa Catarina (PMSC) e Rondônia (PMRO), a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, promoverá o 1o curso do Programa de Capacitação em Mídias Digitais e Tecnologias no Trabalho Policial, o Curso sobre Uso de Câmeras Corporais no Trabalho Policial.
Embora o uso de câmeras corporais não seja algo novo no trabalho policial, visto que países como Canadá, Estados Unidos da América (EUA) e Reino Unido já empregam essa tecnologia há alguns anos, no Brasil esse tema tem ganhado destaque mais recentemente. Hoje, ele está em pauta no país e há
diversos projetos em âmbito estadual para implementar esse uso. A fim de contribuir para o debate nacional sobre esse tema, a ESEM desenvolveu um curso com que busca informar e ampliar o debate sobre os aprendizados e desafios do uso de câmeras corporais no trabalho policial no Brasil.
Assim, o Curso sobre Uso de Câmeras Corporais no Trabalho Policial objetiva apresentar como as câmeras corporais estão sendo introduzidas no trabalho policial no Brasil. A partir de relatos de profissionais que estiveram envolvidos(as) no início desse processo, bem como pesquisas científicas, os estudantes poderão identificar os aprendizados e desafios da incorporação dessa tecnologia no trabalho cotidiano dos policiais. A apresentação de conceitos teóricos a partir de casos concretos permitirá aos estudantes avaliar os impactos do uso de câmeras corporais no trabalho policial.
O Curso será realizado em 8 semanas com 15 horas totais de atividades entre 27 de abril de 2023 a 14 de junho de 2023, considerando a visualização de videoaulas para cada módulo, realização de leituras da Apostila do Curso, e as respostas aos questionários avaliativos de cada aula.
A metodologia utilizada no curso será a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou Problem-Based Learning (PBL), que apresenta e discute conceitos teóricos a partir de casos e problemas concretos enfrentados pelos estudantes na vida real. O objetivo dessa metodologia é mobilizar os estudantes a propor soluções para o problema, o que aumenta seu engajamento e a absorção do conteúdo. Essa metodologia também possibilita mais facilmente que o(a) estudante utilize os conhecimentos construídos em sua prática profissional.
Para tanto, as aulas serão conduzidas a partir de casos empíricos relatados por profissionais da área de Segurança Pública sobre os aprendizados, desafios e impactos do uso de câmeras corporais no trabalho policial no Brasil.
As aulas individuais serão formatadas de acordo com o modelo de aprendizagem micro-learning, que consiste em vídeos curtos, entre 5 e 10 minutos, intercalados por questões de fixação do conteúdo. Os vídeos e os exercícios criam uma trilha de conhecimento que possibilita aos estudantes empregar os conceitos logo após terem sido estudados, o que promove um aprendizado dinâmico.
O ensino do conteúdo será dividido em três categorias, quais sejam:
A Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) faz parte do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da Universidade de São Paulo (USP).
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