SOBRE CURSO
Considerando as complicações que o mercado de insumos agrícolas ilegais gera aos agentes de segurança pública e privada, a Escola de Segurança Multidimensional (ESEM) da USP, em parceria com a CropLife Brasil, oferece o Curso EaD de Fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais.
O curso objetiva apresentar os principais conceitos, desafios, boas práticas e soluções para as atividades de fiscalização, identificação, apreensões, manuseio, transporte, guarda e destruição de insumos agrícolas, através do compartilhamento de conhecimentos e experiências de uma equipe de instrutores de alto nível, oriundos da Academia, do Setor Privado e de Instituições de Segurança Pública.
Este é o terceiro passo no “Programa de Combate aos Mercados Ilícitos de Insumos Agrícolas Ilegais” da ESEM, que desde o ano de 2015 assumiu o compromisso de prover treinamentos de qualidade em Segurança e Defesa unindo os conhecimentos do meio acadêmico à experiência dos agentes que atuam nestes setores.
OBJETIVO GERAL
O Curso EAD de Fiscalização de Insumos Agrícolas Ilegais oferece formação profissional continuada a agentes de segurança pública e privada brasileiros e latino-americanos que atuem ou se interessem pela produção, circulação e comercialização de insumos agrícolas ilegais. O objetivo central é que o concluinte esteja apto a fiscalizar, isto é, a reconhecer, apreender, manusear e investigar o contrabando e outros crimes relacionados aos insumos agrícolas ilegais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar aos estudantes as abordagens para se compreender o fenômeno do mercado de insumos agrícolas ilegais, destacando os incentivos econômicos que existem ao longo de sua cadeia de valor;
- Capacitar os estudantes a comparar os conceitos teóricos com exemplos práticos, através da análise de casos aplicáveis ao dia a dia profissional dos agentes de segurança, por exemplo, a condução da perícia, a produção de provas, a cadeia de custódia e a tipificação penal;
- Contribuir para o contato entre stakeholders de diferentes esferas da sociedade, de modo a incentivar a cooperação interagências, a cooperação jurídico-policial e as parcerias com setor privado;
- Incentivar uma abordagem multidimensional para responder ao problema do contrabando de insumos agrícolas ilegais, focando na cooperação internacional e na tipificação do ilícito nos países da região.
PÚBLICO-ALVO
Agentes de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Técnico-Científica, Guardas Municipais); Agentes de Fiscalização de entidades federais, estaduais e municipais, públicas ou privadas; Agentes do Poder Judiciário e dos Ministérios Públicos, federal e estaduais; Servidores públicos; Estudantes de graduação e pós-graduação.
CARGA HORÁRIA
O Curso será oferecido entre 25 de setembro a 30 de novembro de 2023 (8 semanas), tendo carga horária total de 30 horas de atividades síncronas e assíncronas. O aluno aprovado deverá assistir 75% das aulas disponibilizadas, sendo seu certificado emitido pela Universidade de São Paulo em até 20 dias úteis do término oficial do curso
METODOLOGIA
A metodologia utilizada no curso será o Problem-Based Learning associada ao Microlearning. O primeiro método busca conectar os conceitos teóricos com temas práticos. O objetivo é aproximar o conhecimento com as atividades do dia a dia do trabalho policial, para fomentar uma compreensão mais profunda e contribuir para a atuação profissional dos nossos alunos e alunas. Por sua vez, o microlearning é um método didático moderno pensado para o ensino à distância (EaD). Tem como objetivo aumentar a flexibilidade, a dinamicidade e a absorção de conhecimento pelos alunos a partir do uso de instrumentos pedagógicos distintos, mas complementares. Ao final, espera-se que o/a aluno(a) tenha sido capaz de compreender fenômenos complexos e aplicar este conhecimento em situações práticas.
FORMAS DE ENSINO
Plataforma de ensino dinâmica que permite comunicação e disponibilização de materiais diversos, além dos próprios cursos;
Disponibilização de apostilas de conteúdo para cada uma das aulas;
Quando necessário e indicado, haverá material complementar de apoio, disponibilizado juntamente com as aulas;
Tutoriais para apoiar os alunos e alunas com uso da plataforma, acesso aos cursos, entre outros;
Fóruns de discussão;
Os alunos contarão com um time de monitores internacionais, que os apoiarão ao longo de todo o curso com questões acadêmicas.